quarta-feira, 5 de maio de 2010

Avenca, avencão, avenca-delta ou Adiantum raddianum, nome científico



Sabe aquela história de que a grama do vizinho é sempre mais verde? Pois bem, nunca tive problema com a grama, a de casa está sempre verde e eu até gostaria que ela crescesse um pouco mais devagar, assim eu economizava com o jardineiro. Por outro lado, devo confessar, sempre fiquei babando pela avenca da vizinha. Ela está numa jardineira grande e apesar de ser uma planta delicada, a dela está sempre impecável. E eu, que sempre achei esta planta linda, nunca consegui ter uma, elas murchavam, morriam. Diz o dito popular que as avencas espantam mau olhado, que elas absorvem energias negativas e murcham. Eu não sei se foi este o caso aqui em casa, mas o fato é que fiz várias tentativas frustradas com as avencas.
Mas eis que há cerca de um ano eu ganhei uma muda e resolvi tentar de novo. E pela foto vocês podem ver que minha avenca está linda. Sobreviveu até a um ataque da Katrina, minha gatinha que aparece em um post anterior, e que tem este nome porque é um verdadeiro furacãozinho que entrou em minha vida.
Enfim, a avenca de fato é uma planta delicada, mas isso não significa que é de difícil cultivo. O principal é encontrar um local em que ela vá bem, na sombra, e tomar cuidado com a quantidade de água. Ela gosta de umidade, mas não pode ficar encharcada, por isso é importante que o vaso e o substrato tenham boa drenagem. É isso, vale a pena! E agora eu não preciso mais babar pela avenca da vizinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário