sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Alamanda







Estas fotos foram feitas pela Valéria em Itapoá, SC, mas as alamandas são bastante comuns. Pra mim tem um gostinho extra de infância, já que na casa da minha mãe tem até hoje...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Flores em ritmo de férias...





A Valéria voltou das férias em Itapoá, em Santa Catarina, com várias fotos para o blog. Vou publicá-las aos poucos pra não acabar logo...rsrs. Começo com uma linda flor roxa que eu nunca tinha visto, uma planta rasteira do mar. Segunda a Valéria, é nativa de lá. Não sabemos o nome, se alguém souber, agradecemos a informação.
Acho esta imagem da flor saindo da areia particularmente linda, talvez porque a vida surge de algo inerte...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Tristeza pela tragédia no Haiti. E pela perda da Dra. Zilda Arns.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Canal de Bruton, Inglaterra, com e sem neve...

Duas fotos da cidade de Bruton, Inglaterra, feitas pela minha amiga Sonia Reade. Uma feita em abril e a outra agora, com neve, que está caindo peada por lá...
Obrigada, Sônia!




Compra pela intenet 7

Queria fechar a série de postagens sobre a compra de orquídeas pela internet com uma foto de todas elas já plantadas, mas como disse anteriormente, minha máquina quebrou, portanto só poderei fazer isso quando ela voltar do conserto.
Pra finalizar, uma avaliação da compra: foram 15 orquídeas, elas vieram saudáveis, eu gostei da planta que comprei com botões florais, já está florida e resistiu bem. Já as que vieram com flores, não resistiram, preferia ter comprado sem as flores.
A próxima compra será feita no Orquidário oriental, pelo que dizem nas comunidades do orkut, lá o frete sai mais caro, mas é porque as plantas vem no vaso e com substrato. Seguramente assim as plantas sofrem menos. Vamos ver se compensa. Depois eu conto...

sábado, 9 de janeiro de 2010

Compra pela internet 6



Epidendrum




Maxillaria picta
Compra pela internet 5






Duas catleias híbridas. As plantas sem identificação são mais baratas. É que, para um orquidófilo, se vc sabe exatamente com qual planta está lidando, vc pode oferecer os cuidados mais adequados, dá pra ser mais preciso. Mas pra quem está começando como eu, aprendendo, estudando, muitas vezes testando o que funciona, elas estão de bom tamanho.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Compra pela internet 4






Já a planta que veio com haste floral e botões, chegou intacta. Passados alguns dias, esta catleya intermedia coerulea já abriu, tem três lindas flores. Eu adoraria postar uma foto aqui, mas minha máquina quebrou. Mas eu ainda mostrarei as flores aqui. Observe a placa de identificação. A placa já ganhou a data da floração.
Compra pela internet 3





A primeira desilusão: as flores não resistiram. Comprei três plantas com flores e nenhuma chegou inteira. Pra ser sincera eu não acreditava muito em receber as flores intactas, mas resolvi arriscar.
Compra de orquideas pela internet 2



As plantas vêm sem vaso ou substrato, embrulhadas em papel. Pelo que tenho aprendido sobre o assunto, é muito importante secar bem a planta antes de mandá-la. A umidade, dentro da caixa fechada e escura, propiciaria o surgimento de fungos.

Compra de orquídeas pela internet 1

Pra quem não está familirizado com este mercado, comprar orquídeas pela internet pode soar estranho. Claro que não estou falando de comprar aqui e uma floricultura entregar as flores em outra cidade. Isto é bem comum. Desta forma já mandei flores pra várias cidades e até para Portugal, pra surpreender um namorado. Mas no mundo orquidófilo é razoavelmente comum se comprar pela internet. E as plantas são enviadas pelos Correios. Acho que é isso o que mais surpreende. Mas as orquídeas sao plantas resistentes e se bem acondicionadas, aguentam os vários dias da viagem.

Vou começar a fazer algumas compras desta forma e vou mostrar aqui as experiências, assim vocês podem ver como estas compras funcionam, como as plantas são enviadas, como trabalha cada orquidário e as vantagens e desvantagens. Começo relatando a compra que fiz no final do ano no orquidário Quatro Estações, que fica em Mauá, SP.

domingo, 3 de janeiro de 2010





Um híbrido de phal, com uma flor e um botão, com o botão abrindo... e finalmente com duas flores...
A ordem das fotos deveria sr invertida, né? Aprendendo...