domingo, 27 de dezembro de 2009



Orquídea Miltônia

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009




Amarilis vermelha e os votos de boas festas, com muita paz, amor, amigos!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009



Alguém pode me ajudar com o nome desta árvore? Tenho uma aqui em casa e não sei... estão floridíssimas no momento...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009







Já mostrei fotos de trigo aqui, mas não tão lindas como estas feitas pela Valéria.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Bambu, bamboe, bambou, bamboo



Eu adoro bambu. É lindo e tem uma aplicação muito variada, da construção à culinária, artesanato, mobiliário, instrumentos musicais e muito mais. E as vantagens não param por aí, o bambu é de fácil cultivo, baixo custo e muito rico na geração de benefícos ambientais, sociais e econômicos. E pra melhorar, o Brasil tem grande variedade de espécies.
Uma dica pra conhecer as mil possibilidades é conhecer a Rede social do Bambu -http://bamboo.ning.com/, que reúne bambuzeiros que fazem maravilhos com o produto.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cacto-macarrão, ripsális ou Rhipsalis baccifera



Esta planta tem cacto no nome mas é uma suculenta e ocorre desde a Flórica até a Argentina, incluindo todo o litoral brasileiro. ela é formada por ramos cilindricos e pendentes. As flores dão origem aos frutos, bolinhas brancas ou rosadas que são adoradas pelos pássaros.
Ela vai bem afixada em árvores e também em vasos, com substrato semelhantes aos usados em orquídeas. Vai bem tm em placas de xaxim, aliás, fica lindo. Mas como o xaxim está proibido, talvez valha a pena experimentar as placas de fibra de coco. Mas sempre a meia-sombra! A multiplicação é por estacas e a melhor época para prepará-las é no final do inverno, início da primavera. Ficam lindos na formação de painéis com orquídeas...

terça-feira, 15 de dezembro de 2009




Mais duas lindas fotos feitas pela Valéria Félix!

sábado, 12 de dezembro de 2009



Três flores e um ótimo final de semana pra vocês!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009



Economia limpa, este é o x da questão...
Qual a sua pegada?

A pegada ecológica é um cálculo criado por pesquisadores americanos para se determinar o impacto que cada pessoa causa ao meio ambiente. Vários fatores de consumo são levados em conta, como por exemplo a água que vc gasta no banho, o tipo de comida que consome, o tipo de eletrodoméstico que usa, se usa carro ou não, se anda muito de avião... quer saber qual a sua pegada? No site da WWF-Brasil www.pegadaecologica.org.br você pode calcular. Mas o fato é que o planeta não suporta nossos atuais níveis de consumo. Precisamos ficar atentos aos rastros que deixamos... O que pode ser feito? Veja algumas práticas que podem diminuir nossas pegadas ecológicas:

1. Consumo - O excesso de hábitos consumistas é um dos fatores que mais contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta. Sendo assim, evite substituir aparelhos que agregam alta tecnologia desnecessariamente e reduza o consumo de produtos descartáveis. Além de reduzir sua Pegada, esses hábitos vão fazer bem para seu bolso!


Outras práticas você encontra aqui: http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/reduza_sua_pegada/index.cfm

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009



Adoro esta foto. Sim, é repetida, mas ela merece!
Rhapis excelse, palmeira-ráfia, palmeira-rápis ou simplesmente ráfia





Ela é originária da China, mas não é só por isso que adquiri-la é um "negócio da China". Além de linda e fácil de cuidar, esta planta é considerada uma das melhores pra se ter dentro de casa porque ela é ótima pra diminuir a poluição interna dos mais diversos ambientes.
Ela é adequada para o cultivo em vasos, em touceiras ou em grupo. Ela até aguenta um pouco de sol, mas fica mais bonita a meia-sombra.
Nas fotos, a inflorescência no final de novembro.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Pomar doméstico

A Cati, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, da Secretaria de Abastecimento do governo do Estado de São Paulo está lançando a campanha "Tenha mais frutas no seu quintal", com o objetivo de incentivar o plantio de árvores frutíferas, seja no sítio, chácara ou até mesmo no quintal de casa.
A proposta é aproveitar qualquer espaço para plantar uma espécie frutífera e consequentemente melhorar a qualidade da alimentação da população.
Ter um pé de fruta em casa é mesmo uma delícia! Todo mundo merece este prazer! Quem está no Estado de São Paulo pode comprar as mudas no viveiros viveiros da Cati (www.cati.sp.gov.br/dsmm), a partir de r$ 2,00. Mas o importante é plantar uma árvore! Só preste atenção na qualidade da muda que você compra.
Para ilustrar, uma foto da jabuticabeira aqui de casa, meu xodó! E peço que mandem fotos de suas "árvores queridas", elas serão publicadas aqui. Se tiver uma historinha pra contar, melhor ainda!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009



Mais uma singela e linda florizinha pra vocês...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Hoje começa a Conferência de Copenhague, que vai discutir medidas contra o aquecimento global. Que nossos governantes tenham juízo...


Esta planta deve ter sido inventada pra gente brincar, né? Quem não lembra de soprá-la ao vento?

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009



Mais uma linda flor pra você!

Flor-estrela, estapélia, Spapelia Hirsuta L.



Vou repetir a foto e corrigir a informação. No dia 1º eu publiquei a foto acima, encantada com a flor do cacto. Mas folheando o livro "Plantas ornamentais no Brasil", eu dscobri que esta planta não é um cacto, mas uma herbácea suculenta. O que não muda é que a flor continua sendo impressionante! Uma parte interessante da descrição da planta é do período em que ela é botão: "semelhante a balões piramidais, inflados, de cinco faces..." O nome é flor-estrela!

Eu não estou conseguindo postar todos os dias, conforme eu disse que faria, em função de problemas de saúde (meu e na família!), mas logo eu volto à frequência anterior. Agradeço a compreensão.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Flores para Burle Marx!

Veja que notícia maravilhosa! Burle Marx, artista plástico, arquiteto e paisagista responsável pelo Aterro do Flamengo, entre outros, selecionou cerca de 17.000 espécies de plantas para o aterro. Dentre elas, vários exemplares de Corypha umbraculifera, uma palmeira que dura cerca de 100 anos e floresce apenas uma vez na vida, antes de morrer e em idades diferentes. Pois bem, este ano, em que se comemora o centenário de Burle Marx, 12 palmeiras floriram ao mesmo tempo no Aterro, o que é inédito. E um "detalhe", esta palmeira tem a maior inflorescência do reino vegetal, acima da copa das folhas, surge uma nova copa com cerca de 8 metros de diâmetro formada por mais de um milhão de pequenas folhas. Segundo Robério Dias, que foi estagiário de Burle Marx, quando perguntado porque havia escolhido uma planta que não veria florir, o paisagista dizia que era um presente que deixava para as futuras gerações. Acabou sendo generosamente homenageado pela própria natureza!

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, li esta notícia no jornal O Estado de São Paulo, que é acessível apenas para assinantes, mas procurando no Google você vai encontrá-la em várias fontes. Vai encontrar fotos das palmeiras também! E se estiver no Rio de Janeiro, vá ver este espetáculo de perto!
A flor do cacto

Desde que comecei a prestar atenção às flores e plantas eu me surpreendo com as flores dos cactos. Acho que é porque os cactos muitas vezes parecem um pouco sem graça, mas a verdade é que as flores geralmente são lindas. Veja este exemplo:


Observe o botão há dois dias...



E hoje ele amanheceu assim! Não é impressionante?