terça-feira, 27 de outubro de 2009


E hoje este blog ganha uma correspondente internacional, minha amiga Sonia Reade, que mora em Bruton, condado de Somerset, Inglaterra. A ideía inicial era mostrar fotos do outono lá, com aquelas cores características e que a gente não tem por aqui. mas ela mandou várias fotos lindas e vou mostrar aos poucos. Mas a gente abre a série com uma foto outonal de Bath...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009




Clerodendro splendens em duas fotos de Valéria Félix. Esta trepadeira, que é originária da África tropical, é parente da Lágrima de Cristo, que é mais conhecida por aqui. As folhas são muito parecidas, mas enquanto a flor desta é vermelha, a da lágrima de cristo é branca, com o centro vermelho. Em breve eu trago uma foto da lágrima de cristo. Só preciso de mais alguns dias para que as flores atinjam sua exuberância...


domingo, 18 de outubro de 2009

Adoro as rendas portuguesas... e agora elas estão brotando, as folhas estão lindas, com um tom de verde maravilhoso...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Phalaenopsis by Valéria Félix





Minha amiga Valéria Félix, que é fotógrafa, esteve em casa e se divertiu fotografando o jardim. Fez fotos lindas e eu vou postando aqui aos poucos. Obrigada, Vá! Volte sempre!


Bem que todos nossos abacaxis poderiam ser assim...

Foto de Valéria Félix.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ráfis:muito boa, bonita e barata


A Ráfis é uma planta bastante comum hoje em dia. E ela é ótima! São baratas, fáceis de cuidar e causam um ótimo efeito visual dentro e fora de casa. O que pouca gente sabe é que, além de todas estas vantagens, ela é uma das plantas mais eficazes contra a poluição de ambientes internos.
Às vezes a gente nem percebe, mas ambientes internos têm fortes concentrações de elementos poluentes, entre eles formol, benzeno, clorofórmio e outros. Estes elementos chegam em nossas casas e escritórios através das tintas, cigarros, produtos de limpeza, tapeçarias, cosméticos, produtos eletrônicos, etc... A boa notícia é que várias plantas de fácil cultivo em locais com pouca luz possuem filtros naturais capazes de neutralizar a poluição interna. Isto porque estas plantas, quando transpiram através de suas folhas, puxam o ar para as raízes. Isso nutre os micróbios com oxigênio, que consomem as substâncias químicas tóxicas contidas no ar, que lhes servem como fonte de alimento e energia.
Enfim, ter plantas em casa é ótimo! Vc pode escolher o motivo: beleza, melhorar a energia através do feng shui, melhorar o ar, etc, etc e etc... Só não deve deixar de tê-las! Muitas plantas podem ser utilizadas para despoluir o ambiente, mas as mais indicadas são as palmeiras areca e a ráfis.
Fonte: Ciência e Saúde - UOL

segunda-feira, 5 de outubro de 2009


Trepadeira lá de casa, é a primeira vez que dá flores. O nome popular é congéia e o científico é congea tomentosa. Ela é originária da Índia e Malásia. Estas últimas informações mais uma vez me foram passadas pelo amigo Guto Rocha. Valeu, Guto!