quarta-feira, 30 de setembro de 2009


Post e foto dedicada ao amigo Guto Rocha, que me ensinou o nome desta trepadeira maravilhosa. É Flor de São Miguel (Petrea subserrata). Esta imagem mostra a flor de perto, a imagem geral pode ser vista nas postagens mais antigas. Faz muito tempo que gosto desta planta, mas não sabia o nome. O Guto contou que esta planta fez parte de sua infância, tinha uma na casa da avó dele. Como ele contou, a brincadeira era girar as flores entre os dedos, como se fossem hélices de um helicóptero. E quem precisava de Playstation?

domingo, 27 de setembro de 2009


Phalaenopsis branca. Gosto de cultivá-las assim, livres, soltas, crescendo a vontade, não com aquelas amarras normalmente usadas para as plantas que vão para as floriculturas. A phal é natural das filipinas e é uma das mais populares orquídeas, produzida em larga escala pela indústria brasileira, por isso há muitos híbridos. São ótimas, florem mais de uma vez ao ano e as flores duram bastante, de 3 a 5 semanas.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009


Conheço esta plantinha por aspargo. Ela está no orquidário pra ajudar a criar o clima, mas ela possibilita painéis belíssimos em composição com alguns tipos de orquídeas. Qualquer hora mostro um por aqui.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009


Uma das orquídeas que ficam na jabuticabeira... Observem do lado direito da foto um "negócio" que sai junto com a flor. É a cápsula de sementes. Isto porque esta planta foi polinizada há alguns meses e agora ela está "grávida".

Huumm... As jabuticabas estão chegando ao ponto... Esta jabuticabeira é meu xodó do meu jardim... É linda! E as orquídeas também gostam. Vão super bem aqui embaixo...

Rendas portuguesas também ficarão sob as bancadas pra ajudar a criar o microclima...

As bromélias serão plantadas sob as bancadas para aumentar a umidade relativa do ar no orquidário. E também são lindas, né?


Estas orquidinhas lindas são nativas. Não sei o nome, mas vou descobrir e depois coloco aqui. É a primeira vez que dão flores aqui em casa...

quarta-feira, 16 de setembro de 2009


Os troncos da arvorezinha roxa do post abaixo também fazem um emaranhado lindo...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009


Eu não sei o nome desta arvorezinha, mas ela estava linda, toda roxa. A foto não faz jus ao efeito que ela cria...
P.S.: O querido Guto Rocha gentilmente deixou os nomes desta trepadeira num comentário. O nome popular é Flor de São Miguel e o científico é Petrea subserrata. Obrigada, Guto!

domingo, 13 de setembro de 2009


Finalmente minhas "filhotinhas" terão um local apropriado...

Colocando plantas pra criar o microclima. O objetivo é oferecer as condições de umidade, temperatura e luz para que as orquídeas cresçam felizes. Estas plantas estavam espalhadas pelo jardim. Vou juntá-las e depois ver as que funiconam, as que faltam, as que estão em execesso...

A estrutura do orquidário sendo feita...




terça-feira, 8 de setembro de 2009

Nosso pão de cada dia




O caminho de Londrina pra Warta é uma delícia... Altos e baixos no ponto certo e campos cobertos... No momento, o trigo dá o tom da estrada. Londrina ao fundo...


segunda-feira, 7 de setembro de 2009


Dois dendrobiuns híbridos

Orquídea plantada no tronco da Araucária. Também lá na Warta...

Sapatinho de judia


Este cantinho simpático é lá na Warta, Na Strassberg Tortas Alemãs. A trepadeira é popularmente conhecida como "sapatinho de judia". É linda! É melhor plantá-las em caramanchões com pelo menos 3 mts. de altura porque o pendão da flor, que cai, tem cerca de 1 metro. As flores lembram um pouco uma orquídea.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009


O que me diz este nome?


Blc. Enud Moore x Lc. Cinthia Wode


Esta planta é fruto do cruzamento das duas plantas acima, sendo que:


Blc. = Brassolaeliacattleya = Brassavola x Cattleya x laelia


Lc.: = Laeliocattleya = laelia x Cattleya


Complicado, né?


Aos poucos a gente vai se familiarizando com estes nomes, pelo menos espero...


Mas este é um belo exemplo do que, de forma leiga, chamamos de híbrido de Cattleya. Aliás, são estas híbridas que fizeram com que a Cattleya virasse a flor representativa das orquídeas...

Blc. Enud Moore x Lc. Cinthia Wode

Linda floração em agosto, 9 flores. O título acima é o que está na etiqueta. Vou tentar descobrir o que significa...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Manacá-da-serra

Manacá aqui de casa em foto do mês de agosto

Ipê branco em frente ao Bar Valentino


Outro tapete...


Tabebuia rosealba, Ipê branco, pau d'arco ou ipê-do-cerrado

Saí à caça dos ipês brancos. Eles fizeram com que a segunda-feira ficasse leve em Londrina. Vários, em muitos lugares diferentes, amanheceram floridos, maravilhosos. O único senão é que a floração dura pouco. Portanto, não perca a oportunidade de apreciá-los. No dia seguinte podem não estar mais lá. Por outro lado, o tapete que as flores formam no chão é outro espetáculo. Dê uma olhada:





Agora já é quarta-feira, várias árvores que estavam lindas na segunda, já estão muito diferentes hoje. Mas consegui alguns ipês lindíssimos. Veja:



Na Av. Faria Lima, um pouco abaixo do Valentino...

Outros no próximo postt...

Mais dendrobiuns...


Na casa de uma vizinha...




Numa árvore perto de casa...





Hoje saiu no Jornal de Londrina uma matéria sobre a antecipação da primavera. Segundo o jornal, as dendrobiuns e os ipês brancos floriram antes da hora devido às alterações climáticas. Fortes chuvas seguidas de muito calor confundiram as espécies.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

São comuns, mas "nobile", com nobreza...


Na casa da minha mãe, amarradas em uma dracena.

Vou começar com a Dendróbium nobile, também conhecidas por olho de boneca. Nada muito planjeado, elas se impuseram nos últimos dias. Estão lindas, exuberantes, com floradas muito generosas. O nome é formado de dendro (árvore) + bio (vida), "vida sobre a árvore". É a "vira-lata" das orquídeas em função de sua ótima aclimatação no Brasil e rápida propagação em cultivo. Não estão muito "na moda", talvez por isso as encontremos com mais frequência em casas antigas, o que, na minha opinião, lhes conferem um bônus, a de lembrar a casa da avó, o que deixa o ambiente aconchegante... mais fotos nas próximas postagens...