Post e foto dedicada ao amigo Guto Rocha, que me ensinou o nome desta trepadeira maravilhosa. É Flor de São Miguel (Petrea subserrata). Esta imagem mostra a flor de perto, a imagem geral pode ser vista nas postagens mais antigas. Faz muito tempo que gosto desta planta, mas não sabia o nome. O Guto contou que esta planta fez parte de sua infância, tinha uma na casa da avó dele. Como ele contou, a brincadeira era girar as flores entre os dedos, como se fossem hélices de um helicóptero. E quem precisava de Playstation?
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
domingo, 27 de setembro de 2009
Phalaenopsis branca. Gosto de cultivá-las assim, livres, soltas, crescendo a vontade, não com aquelas amarras normalmente usadas para as plantas que vão para as floriculturas. A phal é natural das filipinas e é uma das mais populares orquídeas, produzida em larga escala pela indústria brasileira, por isso há muitos híbridos. São ótimas, florem mais de uma vez ao ano e as flores duram bastante, de 3 a 5 semanas.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
As bromélias serão plantadas sob as bancadas para aumentar a umidade relativa do ar no orquidário. E também são lindas, né?
Marcadores:
Orquidário
Estas orquidinhas lindas são nativas. Não sei o nome, mas vou descobrir e depois coloco aqui. É a primeira vez que dão flores aqui em casa...
Marcadores:
Orquidário,
orquídeas
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
domingo, 13 de setembro de 2009
Colocando plantas pra criar o microclima. O objetivo é oferecer as condições de umidade, temperatura e luz para que as orquídeas cresçam felizes. Estas plantas estavam espalhadas pelo jardim. Vou juntá-las e depois ver as que funiconam, as que faltam, as que estão em execesso...
Marcadores:
Orquidário
terça-feira, 8 de setembro de 2009
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Sapatinho de judia
Este cantinho simpático é lá na Warta, Na Strassberg Tortas Alemãs. A trepadeira é popularmente conhecida como "sapatinho de judia". É linda! É melhor plantá-las em caramanchões com pelo menos 3 mts. de altura porque o pendão da flor, que cai, tem cerca de 1 metro. As flores lembram um pouco uma orquídea.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
O que me diz este nome?
Blc. Enud Moore x Lc. Cinthia Wode
Esta planta é fruto do cruzamento das duas plantas acima, sendo que:
Blc. = Brassolaeliacattleya = Brassavola x Cattleya x laelia
Lc.: = Laeliocattleya = laelia x Cattleya
Complicado, né?
Aos poucos a gente vai se familiarizando com estes nomes, pelo menos espero...
Mas este é um belo exemplo do que, de forma leiga, chamamos de híbrido de Cattleya. Aliás, são estas híbridas que fizeram com que a Cattleya virasse a flor representativa das orquídeas...
Blc. Enud Moore x Lc. Cinthia Wode
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Tabebuia rosealba, Ipê branco, pau d'arco ou ipê-do-cerrado
Saí à caça dos ipês brancos. Eles fizeram com que a segunda-feira ficasse leve em Londrina. Vários, em muitos lugares diferentes, amanheceram floridos, maravilhosos. O único senão é que a floração dura pouco. Portanto, não perca a oportunidade de apreciá-los. No dia seguinte podem não estar mais lá. Por outro lado, o tapete que as flores formam no chão é outro espetáculo. Dê uma olhada:

Agora já é quarta-feira, várias árvores que estavam lindas na segunda, já estão muito diferentes hoje. Mas consegui alguns ipês lindíssimos. Veja:
Mais dendrobiuns...

Na casa de uma vizinha...

Numa árvore perto de casa...
Hoje saiu no Jornal de Londrina uma matéria sobre a antecipação da primavera. Segundo o jornal, as dendrobiuns e os ipês brancos floriram antes da hora devido às alterações climáticas. Fortes chuvas seguidas de muito calor confundiram as espécies.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
São comuns, mas "nobile", com nobreza...

Na casa da minha mãe, amarradas em uma dracena.
Vou começar com a Dendróbium nobile, também conhecidas por olho de boneca. Nada muito planjeado, elas se impuseram nos últimos dias. Estão lindas, exuberantes, com floradas muito generosas. O nome é formado de dendro (árvore) + bio (vida), "vida sobre a árvore". É a "vira-lata" das orquídeas em função de sua ótima aclimatação no Brasil e rápida propagação em cultivo. Não estão muito "na moda", talvez por isso as encontremos com mais frequência em casas antigas, o que, na minha opinião, lhes conferem um bônus, a de lembrar a casa da avó, o que deixa o ambiente aconchegante... mais fotos nas próximas postagens...
Assinar:
Postagens (Atom)